Como as empresas ficam mais expostas no meio digital?

Os ataques cibernéticos precisam ser tema de preocupação para qualquer empresa que compartilha e gerencia informações por meio da rede. O Brasil, particularmente, é um dos países que está mais vulnerável quando o assunto é segurança digital, de acordo com o Relatório de Ameaças à Segurança na Internet (ISTR, na sigla em inglês).

Por sermos considerados amadores quando o assunto é proteção de dados na rede, é ainda mais importante que os negócios estejam cientes das fontes que representam os maiores riscos para o negócio. Por este motivo, neste artigo vamos listar alguns cuidados básicos que devem ser tomados pela sua empresa no dia a dia. Confira!

Principais riscos para empresas em segurança digital

Nem sempre os riscos são difíceis de serem mitigados ou exigem conhecimento sobre temas mais complexos de tecnologia. Conheça abaixo os principais riscos para as empresas quanto à segurança digital e veja como podem ser endereçados de forma simples pela equipe.

1. Falta de conhecimento sobre os riscos

Desconhecer o que pode ser um risco para a empresa sem dúvidas é uma ameaça. Por esta razão, é fundamental que haja um profissional ou uma equipe responsável por identificar e mapear potenciais vulnerabilidades da companhia.

Os principais riscos devem ser mapeados em diferentes pilares, como atualização de softwares, roubo de dados, espionagem industrial e ataques de ransomware. A partir disso, os especialistas em cada tema podem monitorar as atividades da companhia continuamente, aprimorando a segurança digital.

2. Investir apenas em antivírus

Investir apenas em antivírus via softwares e firewalls é outro risco comum assumido pelas empresas em uma era de transformação digital. É preciso ir além da proteção básica, desenvolvendo um projeto completo, que tenha abrangência em todos os níveis da rede. Se a empresa não possui uma área técnica capaz de cumprir esse requisito, vale a pena contar com uma assessoria especializada.

3. Utilizar ferramentas pessoais para compartilhar arquivos e informações

Este risco parece bobo, mas é o que mais tem ameaçado as empresas quando o assunto é proteção de dados. Com a facilidade de acesso a e-mails e aplicativos pessoais e corporativos pelo smartphone, é comum que os colaboradores utilizem redes que não são protegidas ou então programas pessoais que não garantem criptografia na troca de mensagens para envio de informações confidenciais do negócio. Um exemplo disso é a troca de mensagens pela conta pessoal do WhatsApp, que facilita o vazamento de informações estratégicas.

4. Não consolidar uma política de compliance

Em consonância com o risco anterior, está outra ameaça simples de ser solucionada: uma política clara de compliance para todos os colaboradores. Muitos ataques e roubos de informações acontecem justamente porque os funcionários não possuem conhecimento sobre as melhores práticas para proteção dos dados da empresa. É preciso guiar suas atitudes por meio de direcionamentos claros e que facilitam o tendimento sobre os riscos!

5. Não acompanhar ameaças

Por fim, outro risco importante é apenas proteger-se contra os ataques, sem manter uma política de acompanhamento de ameaças que foram capazes de vencer todas as barreiras de segurança. Sabemos que as ameaças estão cada vez mais sofisticadas, por isso, acreditar que existe uma proteção capaz de conter qualquer risco, é expor-se ainda mais a eles.

Sua empresa possui uma política de segurança digital?

Seja um pequeno ou grande negócio, se a sua empresa troca informações por meio da rede, é essencial contar com uma excelente política de segurança digital. Segundo os especialistas, até 2020, seremos impactados por ameaças que sequer conseguimos prever atualmente. Por esta razão, manter políticas sempre atualizadas e um olhar atento para as possibilidades de proteção irá garantir que seu negócio continue seguro e competitivo!

Quer saber como imMail pode fazer parte de sua política de segurança digital? Conheça melhor nossa solução para empresas!

No Comments

Post A Comment