Desafios para liderança no futuro

Olhar para o futuro parece ser o tema da vez. Com novas tecnologias surgindo rapidamente e transformando a forma como nos relacionamos, trabalhamos e aproveitamos nossos momentos de lazer, não estar atento para o que pode mudar nosso dia a dia em um curto espaço de tempo pode significar a perda de relevância no mundo dos negócios.

Por isso, os líderes de hoje precisam começar a agir para se tornarem o que o futuro exige para alcançar o sucesso. Neste artigo, vamos falar sobre algumas dessas transformações no ambiente profissional e como o gestor pode atuar para conduzi-las de forma positiva!

Quais são os desafios para liderança no futuro?

Os desafios para os líderes do amanhã, na verdade, já existem e já exigem atenção nos dias de hoje. Veja abaixo quais são os principais:

Automação de processos

Existem muitas atividades que já podem ser substituídas por sistemas de automação, inteligência artificial e robôs. Mas, isso não é nenhuma novidade, a tecnologia vem mudando funções há décadas. O que há de diferente é a rapidez com que isso está acontecendo, exigindo dos líderes a identificação dessas oportunidades e de como elas podem ser implantadas com o menor risco, o menor custo e o menor impacto para o time.

Novas gerações de líderes e liderados

Outro assunto que não é novidade: a chegada de novas gerações ao mercado de trabalho. A questão é que mal o mercado aprendeu a se relacionar com a Geração Y e a Geração Z já está começando a fazer parte dos escritórios. Ainda mais conectados à tecnologia, críticos em relação ao que acontece ao seu redor e engajados. Ou seja, nos próximos anos, quem está no mercado há mais tempo, precisará se adaptar a ambas gerações assumindo postos cada vez mais importantes dentro das empresas.

Resistência à mudança

Por outro lado, independentemente da geração a qual faz parte, o ser humano ainda resiste às transformações. Olhar para o futuro gera medo – e mudar a chave deste medo para confiança sobre a possibilidade de chegar a melhores resultados é papel do líder dentro do negócio.

Como ser um melhor líder no futuro?

Diante desses desafios, existem alguns comportamentos que precisam ser trabalhados por você como gestor para ser um líder de sucesso hoje, no próximo ano e nas próximas décadas. Confira!

Promover a transformação como rotina

Já que falamos em transformar o medo em confiança, promover esse processo de mudança constante dentro da empresa é uma das responsabilidades que devem fazer parte da rotina de um líder. Lembrando que, muitas vezes, o medo não é em relação à mudança em si, mas quanto a possibilidade de sair perdendo de alguma forma.

E como isso pode ser combatido dentro do time? Incentivo ao diálogo, participação compartilhada e transparência na comunicação.

Olhar para o comportamento do time

Muitas das mudanças que irão ocorrer nos próximos anos no negócio, acontecerão primeiro na vida dos seus funcionários. Antigamente, as empesas apresentavam as novas tecnologias para os colaboradores – basta pensar no acesso aos primeiros PCs. Hoje em dia, a adesão a tecnologias já acontece na vida pessoal antes do que na vida profissional. Os smartphones e diferentes aplicativos são bons exemplos.

Por essa razão, olhar para o que acontece no dia a dia do seu time quando o assunto é transformação digital, pode ajudar a levar mais rapidamente as transformações para dentro da empresa. Quer um exemplo? Muitas organizações ainda quebram a cabeça para instituir o meio de comunicação interna mais efetivo. Enquanto isso, já existem soluções como imMail, que levam a experiência do dia a dia dos colaboradores para o ambiente corporativo, em uma interface bastante similar a do WhatsApp.

Incentivar desenvolvimento de competências

A última dica vale também para você como líder: incentivar o desenvolvimento de competências, não de habilidades técnicas. Nos próximos anos, quem souber apenas executar atividades operacionais, provavelmente será substituído por um robô. Por outro lado, quem souber lidar com pessoas, resolver problemas e criar com suporte da tecnologia, terá espaço de sobra no mercado. É claro, sempre aperfeiçoando conhecimento e habilidades.

O futuro é hoje!

Você entende que está preparado para ser um líder do amanhã? Mais do que isso, você precisa se preparar para ser um bom líder hoje, estando ciente de que boa parte das tecnologias que vão transformar os negócios nos próximos 5 a 10 anos já foram desenvolvidas e logo mais estarão batendo na sua porta. Estude sobre elas, desenvolva o melhor do seu time e conheça muito bem as forças e as fraquezas da sua empresa. Assim, as chances de continuar relevante quando as transformações de fato vierem será muito maior!

Quer entender melhor como imMail pode transformar o futuro e o presente de sua empresa? Conheça nossos planos!

No Comments

Post A Comment