Empresas russas para ficar de olho – muito além da Copa

A Copa do Mundo na Rússia nos chama a atenção para um ponto importante: pouco olhamos para uma das principais economias do mundo. Com o início dos jogos, aprendemos mais sobre a cultura, sobre o modo de vida dos russos e sobre suas principais cidades.

E que tal aproveitar o momento para ir além? Quando o assunto é empreendedorismo, o país também tem bastante a nos ensinar! Por isso, neste artigo, listamos algumas das startups que vem se destacando no mercado, criadas com o melhor do DNA russo e prontas para conquistar o mundo!

Confira abaixo algumas empresas russas para ficar de olho, muito além do período da Copa!

1.Telegram

Muitos brasileiros já conhecem e já utilizam o Telegram como alternativa ao WhatsApp na troca de mensagens instantâneas pessoais. Poucos sabem, entretanto, que sua nacionalidade é russa. O app foi desenvolvido em 2013 pelos também fundadores da VK, maior rede social russa – e concorrente do Facebook. Vale a pena acompanhar os próximos passos deste grupo, que deve trazer mais novidades para os usuários nos próximos anos.

2. Yandex

Na Rússia, quando o assunto é site de busca, o Google é mero coadjuvante. A empresa Yandex detém 60% do mercado do país e continua a crescer e a expandir operações. Entre as soluções oferecidas, existe inclusive um forte concorrente para o Uber: o Yandex Taxi. A companhia é listada na Bolsa de Nova York e possui operações também em países vizinhos, como Ucrânia e Turquia.

3. LinguaLeo

Esta é uma plataforma de ensino de inglês bastante inovadora, que tem nacionalidade russa, mas também foi atrás do mercado da Turquia e… do Brasil! O serviço online via aplicativo tem como diferencial o teste inicial de nivelamento e a criação de programa de ensino seguindo competências e metas do próprio usuário. Vale ficar de olho na entrada da empresa no nosso mercado!

4. WavesPlataform

Nesta lista, é claro, não poderia faltar uma empresa russa voltada para o tema do momento no ecossistema empreendedor: o Blockchain. A russa WavesPlataform é uma plataforma que permite aos usuários customizarem seus próprios tokens para criptmoedas. O objetivo é facilitar aos usuários a utilização da tecnologia do Blockchain para gerenciar seus ativos digitais com maior segurança.

5. Varmega

Essa é uma das companhias de maior crescimento na Rússia nos últimos anos. Sob a marca United Thermo e com suas soluções de aquecimento de água e de ambientes, a empresa ainda possui um largo mercado a explorar no país e na região. Mais crescimento, portanto, deve vir por aí!

Desafios e oportunidades para empreender na Russia

A Rússia não é o país de maior destaque quando o assunto é inovação e empreendedorismo. Além da distância do Vale do Silício, não apenas geográfica, mas também cultural e política, existe ainda uma forte desconfiança dos investidores internacionais em relação ao país. O envolvimento de hackers russos nas últimas eleições norte-americanas certamente reforçaram este ponto.

Apesar disso, especialistas enxergam um grande potencial na Rússia, especialmente olhando o histórico dos últimos anos nas cidades de Moscow e São Petesburgo. Com um capital humano fortemente qualificado em ciências e Matemática e universidades de alto nível, ainda devemos ver muita inovação nascendo neste país (ainda) tão distante. Portanto, nada melhor do que ir acompanhando o que é tendência por lá e ir aprendendo com o jeito russo de fazer negócios!

No Comments

Post A Comment