FAQ

 

O que é o imMail?

O imMail é um aplicativo de mensageria para empresas. O aplicativo permite que cada empresa tenha o seu próprio sistema de mensageria instantânea, migrando toda a comunicação profissional de aplicativos de mensageria pessoais para um aplicativo provido, gerenciado e suportado pela empresa.

Para que serve o imMail?

O imMail serve para formalizar a comunicação instantânea das empresas, possibilitando a separação da comunicação instantânea pessoal e profissional e transpondo o mesmo padrão que já existe no e-mail para a mensageria instantânea.

Para quem o imMail é desenvolvido?

O imMail é desenvolvido para pequenas, médias e grandes empresas que buscam uma alternativa corporativa para aplicativos de mensageria pessoais que estão sendo ostensivamente utilizados nas empresas. Para empresas que constataram que a utilização de aplicativos de mensageria pessoais no ambiente de trabalho fere os princípios de governança, gerenciamento, segurança e controle da empresa e, por isso, deve ser abolida.

Por que formalizar a comunicação instantânea?

As estatísticas globais apontam para uma migração no padrão de comunicação digital global. As pessoas estão adotando cada vez mais um padrão de comunicação síncrona em detrimento da comunicação assíncrona (por e-mail). Pelo excesso de conveniência e pela ausência de um sistema de mensageria próprio da instituição, as pessoas começaram a utilizar aplicativos de mensageria instantânea pessoais para fins profissionais, o que acarreta um enorme risco para a empresa.

Para que a empresa recupere o controle sobre a sua comunicação corporativa, é necessário que a mesma tenha o seu próprio serviço de mensageria instantânea, que funcione como os aplicativos de mensageria pessoais, mas seja disponibilizado para seus colaboradores e gerenciado/controlado pela empresa, assim como acontece com o e-mail hoje.

Quem está por trás da imMail?

A imMail foi idealizada, fundada e é atualmente gerida pelos empreendedores Leonardo Valença (Fundador & CEO) e Rafael Menezes (Co-fundador e CTO).

Onde a imMail está baseada?

Os executivos e o principal time de desenvolvimento da imMail estão localizados em Brasília (DF), Brasil.

Funcionalidades Básicas

Como inserir meus colaboradores no imMail?

Para inserir os seus colaboradores no imMail, é muito simples. Basta você acessar o imMail na web (www.immail.com.br), clicar em “configurações” no canto superior direito da sua tela, “gerenciar domínio”, inserir o e-mail dos seu(s) colaborador(es), selecionar o perfil de acesso, clicar em “Adicionar” e pronto! Seus colaboradores receberão um e-mail com um link de convite para ingressarem no domínio da sua empresa no imMail.

Como faço para adicionar um contato?

Note que o imMail carrega de forma automática os contatos relacionados às suas contas de e-mail, assim, você pode convidar um cliente ou colega de trabalho para ingressar no imMail com apenas um clique. Basta clicar em “convidar” sobre o contato listado que nós enviaremos um e-mail com um convite para ingressar no imMail.

Se o contato que você deseja adicionar não está em sua lista de contatos, então, basta você clicar em “adicionar contato”, inserir o endereço de e-mail do contato que deseja adicionar e clicar em “confirmar”.

Como enviar arquivos dentro de uma conversa?

Atualmente nossos usuários só conseguem enviar arquivos pela web. Para fazê-lo, basta você selecionar uma conversa na web, clicar no botão de anexo (em formato de clipe), selecionar “Documentos” e escolher um ou mais arquivos que desejar compartilhar.

Como enviar fotos dentro de uma conversa?

Para enviar fotos (na Web ou App), basta clicar no ícone de anexo (em formato clipe) e selecionar a(s) foto(s) que deseja enviar.

Se você quiser tirar uma foto direto do aplicativo, você pode clicar no ícone da câmera que fica ao lado direito da caixa de texto, tirar a foto e depois selecionar se deseja usar aquela foto ou tirá-la novamente.

Posso gravar e enviar áudio dentro de uma conversa?

Atualmente a funcionalidade de gravação e envio de áudio só está disponível na versão Mobile.

Para gravar e enviar áudio dentro de uma conversa, basta você clicar e segurar o ícone de gravação de áudio, que fica ao lado direito da caixa de texto. Após concluir a gravação da sua mensagem de áudio, basta soltar o ícone para que a sua mensagem de áudio seja enviada.

Como enviar uma mensagem para múltiplos destinatários?

Você pode enviar uma mensagem para múltiplos destinatários sem precisar criar um grupo ou lista de transmissão.

Para isso, basta que você, dentro da lista de conversas na Web, clique em “Nova mensagem”. O aplicativo abrirá um modal de criação, formatação e envio de mensagem onde você poderá escrever ou colar o seu texto e também inserir os destinatários com quem você deseja compartilhar sua mensagem.

Como formatar uma mensagem?

Para formatar uma mensagem, basta você clicar em “Nova mensagem” que o aplicativo abrirá um modal de criação e formatação de mensagem. Atualmente, você pode utilizar as seguintes funções de formatação:

  1. Negrito N (Ou através do atalho “Control B”)
  2. Itálico I (Ou através do atalho “Control I”)
  3. Título
  4. “Citação
  5. Pontuação
  6. Numeração

Posso copiar uma mensagem de um remetente e colar em outra conversa?

Você pode copiar uma mensagem no seu aplicativo ou na Web e enviar para o seu destinatário.

Na web, basta você selecionar o texto que deseja copiar, apertar “control c” no seu teclado, selecionar a conversa onde deseja compartilhar aquele texto copiado e clicar em “control v”.

Na versão mobile, clique e mantenha clicado a mensagem selecionada que o aplicativo apresentará a opção “copiar”. Basta você clicar na opção apresentada para que o aplicativo copie a mensagem. Após isso, selecione a conversa em que deseja colar aquele texto e clique duas vezes sobre a caixa de texto. O sistema apresentará a opção “colar”. Basta você clicar sobre a opção “colar” apresentada para que o aplicativo cole o texto na conversa selecionada.

Como arquivar uma conversa?

Ainda não é possível arquivar uma mensagem. Nossa equipe está trabalhando para que esta funcionalidade seja implementada tão logo quanto possível.

Posso excluir uma conversa?

Ainda não é possível excluir uma conversa. Nossa equipe está trabalhando para que esta funcionalidade seja implementada tão logo quanto possível.

Grupos

Como criar um grupo?

Para criar um grupo, basta acessar a aba “grupos” na Web ou no seu aplicativo e clicar na opção “Novo grupo”.

O aplicativo apresentará o modal de criação de grupo para você inserir o “nome do grupo” e os “integrantes”.

Note que você pode adicionar os integrantes ao grupo digitando nome ou endereço de e-mail. Utilize a função “autocomplete”.

Como faço para adicionar usuários a um grupo?

  1. Para adicionar usuários ao grupo você precisa ser administrador/criador do grupo. Se você for administrador do grupo, siga os seguintes passos para adicionar um usuário:
  2. Na web, basta você entrar no grupo e clicar no nome do grupo. O aplicativo abrirá ao lado uma aba com os detalhes do grupo. Clique em “Detalhes do grupo” para que o aplicativo apresente o modal para visualização dos atuais membros do grupo e adição de novos membros.
  3. No App, basta você entrar no grupo e clicar sobre o nome do grupo. O aplicativo abrirá o modal com os nomes dos integrantes do grupo e a opção de “Adicionar Participantes”

Como editar um grupo?

Atualmente, a funcionalidade de edição de grupo está disponível apenas na Web. Para editar um grupo você precisa ser administrador/criador do grupo. Se você for administrador do grupo, entre no grupo e clique sobre o nome do grupo. Se você estiver na Web, o aplicativo abrirá um modal à direita com algumas informações, entre elas, “Detalhes do grupo”. Clique em “Detalhes do grupo” e será aberta uma tela para edição de nome, foto e privilégios do grupo.

Arquivos e Pastas

Como criar uma pasta?

Atualmente, a funcionalidade de criação de pasta está disponível apenas na versão web. Para criar uma pasta na versão web, basta entrar na aba de “Arquivos” no canto superior esquerdo da tela. Uma vez que o diretório de arquivos do aplicativo esteja aberto, basta clicar em “opções” no canto superior esquerdo da tela, selecionar a opção “Nova pasta”, inserir o nome que deseja atribuir àquela pasta e selecionar a opção “Criar”.

Como carregar um arquivo?

Atualmente, a funcionalidade de carregamento de arquivos está disponível apenas na versão web. Para carregar um ou mais arquivos, basta entrar dentro da pasta em que deseja carregar aquele arquivo, clicar em “opções” no canto superior esquerdo da tela, selecionar a opção “Upload de arquivo”. Selecione o(s) arquivo(s) que você deseja carregar e clique em enviar para a realização do upload do(s) arquivo(s) no diretório selecionado.

Como faço para compartilhar uma pasta?

Atualmente, a funcionalidade de compartilhamento de pasta está disponível apenas na versão web. Para compartilhar uma pasta, basta clicar com o botão direito em cima da pasta em que deseja fazer o compartilhamento que o aplicativo abrirá um modal de compartilhamento. Basta inserir o(s) endereço(s) de e-mail das pessoas com quem você deseja efetuar o compartilhamento, definir a permissão de acesso àquela pasta e clicar em “compartilhar”.

Como faço para compartilhar um arquivo?

Atualmente, a funcionalidade de compartilhamento de arquivo está disponível apenas na versão web. Para compartilhar um arquivo, basta clicar com o botão direito em cima do arquivo e clicar em “compartilhar”. O aplicativo abrirá o modal de compartilhamento. Basta inserir o(s) endereço(s) de e-mail da(s) pessoa(s) com quem você deseja efetuar o compartilhamento, definir a permissão de acesso àquela pasta e clicar em “compartilhar”.

Segurança

Como recuperar minha senha?

Se você perdeu ou se esqueceu de sua senha, recomendamos que faça a substituição da mesma o mais rápido possível. Para resetar a sua senha na Web, entre na área de autenticação em app.immail.com.br, selecione a opção “Esqueceu sua senha? ”, insira o seu e-mail e clique em “enviar” que nós enviaremos um link de recuperação de senha para o seu e-mail.

Onde ficam gravados os dados das minhas conversas?

O imMail é um aplicativo Cloud-Based. Dessa forma, todos os dados são armazenados na nuvem. Graças a isso, você pode acessar os seus dados a partir de qualquer dispositivo a qualquer hora e de qualquer lugar.

Nossa arquitetura baseada na nuvem também permite que você acesse a versão Web do aplicativo mesmo que o seu telefone celular esteja sem bateria ou não esteja perto de você. Não há qualquer dependência do aparelho celular para o correto funcionamento do sistema.

Para garantir a segurança dos nossos clientes e usuários, utilizamos o que há de mais moderno em termos de arquitetura e segurança de infraestrutura. Nossa infraestrutura é auto escalável e utiliza redundância e clusterização para garantir a máxima disponibilidade e performance da aplicação, permitindo correções imediatas e respostas rápidas aos incidentes que são identificados ou reportados por nossos usuários.

Quem pode ter acesso aos meus dados?

Se você está utilizando o imMail a partir de um domínio corporativo (ex. @nomedasuaempresa), somente o administrador deste domínio pode ter acesso à sua conta, em termos de gerenciamento e controle. O gerenciamento do imMail funciona de forma similar ao gerenciamento do e-mail, onde as empresas são provedoras dos acessos de seus funcionários e podem gerenciar suas contas de acordo com suas políticas ou regras de segurança e/ou compliance.

A imMail não tem acesso aos dados que são trafegados em nossos servidores, visto que toda a comunicação e gravação do dado é feita de forma criptografada.

Como posso administrar o controle de acesso dos meus funcionários?

Você só pode administrar as contas de seus funcionários no imMail se você for um administrador de domínio, ou seja, aquela pessoa que criou o domínio da empresa no imMail. Os administradores de domínio são, em sua maioria, os administradores de rede da empresa.

Se você é o administrador de domínio da sua empresa, basta acessar no canto superior direito da tela na web a opção “Gerenciar Domínio” que o sistema abrirá um modal com opções para:

  1. Adicionar colaboradores ao domínio
  2. Excluir colaboradores do domínio
  3. Alterar permissão (Leitor, Editor ou Administrador)
  4. Alterar senha do colaborador